quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Virado Pra Lua



            Há alguns fenômenos na política, Carleusa Santos certamente é um destes. Se fez politicamente ancorada no deputado Isac Batista, seu então marido e grande líder político da microrregião de Picos. Com bases em Santo Antonio de Lisboa e influências em muitos municípios devido ao seu faro político e ao seu imenso poder econômico. 
            Concorreu em 1970 contra o esquema de um líder matreiro, astuto e que tinha muita influencia na região de Picos, pois muitos membros da sua família Santos, faziam parte da política de Picos. E Francisco Santos era totalmente dependente, política e economicamente.
            Elizeu Pereira, que em um passado recente já tinha enterrado politicamente Roldão Rodrigues. Provou o gosto amargo das mudanças que a política promove. O candidato do esquema dominante de então, conseguiu derrotá-la pela ínfima maioria de 03 votos.
            Começava aí a decadência política de Elizeu e o início da hegemonia de Carleusa Santos.
            Jovem, bela, rica e carismática, encantou o povo franciscossantense. Seu marido Isac investiu pesado na sua eleição, e ela derrotou o próprio Elizeu Pereira dois anos após sua estreia na politica, pela maioria esmagadora de 252 votos, em 1972.
            Daí em diante foi uma sucessão de vitórias. Sempre contando com um esquema forte, a máquina administrativa nas mãos e o apoio do marido Isac Batista, que continuava cada vez mais rico e influente.
            Em 1996, o primeiro revés. Conjugando a má condução da sua sucessão com a falência do grupo Isac Batista de Carvalho. Foi eleito prefeito Zé de Quinco e vice-prefeito René, duas crias do seu grupo político, que insatisfeitos foram procurar abrigo na oposição.
            Voltou ao poder em 2000 com a fragmentação do grupo que ora se instalara no poder, mas que não souberam manter a aliança vitoriosa.
            Enfim, depois de seus candidatos serem derrotados nas eleições de 2008 e o poder chegar às mãos de dois jovens empreendedores, Édson Carvalho(empresário) e Dr. Luis José(médico). Ela volta a postular a candidatura de prefeita pela sétima vez e com grandes possibilidades de quebrar este recorde absoluto de seis mandatos.
            Todos os movimentos da política local, pelo menos ate o momento, estão a seu favor. Dois vereadores do grupo deixaram a situação e foram para a oposição.
          Aquele encontro do grupo de Tatá em que selaram o rompimento de uma futura aliança com o grupo de Édson e Luis José foi um atestado de incompetência e de inabilidade política de ambas as partes. Teve o efeito de aproximar os eleitores de Tatá que estavam distanciados de Carleusa.


             No momento o quadro é o seguinte:
             Carleusa navegando em céu de brigadeiro, capitalizando adesões e contornando possíveis insatisfeitos, com o simples argumento de ser oposição.
            Já a situação deve tomar medidas drásticas e urgentes. Só um choque de gestão política e administrativa para tentar reverter este quadro inteiramente desfavorável.

Para inserir um comentário, vá abaixo na palavra "comentários", e deixe sua opinião.