sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Vencedores e vencidos

          Os grandes derrotados

          A eleição municipal em Francisco Santos chamuscou muitas lideranças políticas. Candidatando-se pelas oposições, mas com um histórico de ter governado o município por cinco mandatos, a ex-prefeita Carleusa Santos é a grande derrotada destas eleições. Fez um alto investimento, trabalhou diuturnamente durante um ano e o resultado final não lhe foi satisfatório.

          O candidato a vice-prefeito pela coligação oposicionista José Manoel dos Santos (Tatá), foi outro que saiu desta campanha muito menor do que entrou. Principalmente pela dificuldade que encontrou para eleger o seu candidato a vereador, mesmo usando de toda a estrutura da campanha majoritária e indispondo-se com os demais vereadores.

          O vereador Nego de Zé Joaquim certamente não levará boas lembranças desta campanha. Eleito pelo PTB firmou uma espécie de pacto com o grupo do ex-prefeito Rene Santos e aderiu às oposições. Amargou uma derrota e ficou na segunda suplência da coligação oposicionista.

          O grupo de Dr. Rene Santos, do qual faz parte o vereador e candidato reeleito Alex Santos, proporcionalmente é um dos que muito perdem com estas eleições, pois trabalharam com uma expectativa de elegerem a prefeita Carleusa e atingirem a maior votação com o vereador Alex. Perderam muitos cargos na administração e vão tentar continuar fazendo oposição num grupo aparentemente desarticulado.

          A ex-vereadora Edite Santos do PMDB, teve seu cacife reduzido, ao não conseguir eleger-se, ficando na primeira suplência das oposições e com pequenas possibilidades de vir a assumir uma cadeira no poder legislativo municipal. A sua derrota, leva também para o ralo toda uma tradição da sua família de sempre eleger seus representantes com votações expressivas, passando de seu pai, Zé Moraes, por Mundico, seu primo, ela própria, e seu irmão Everaldo.

          Saindo da seara dos candidatos, outros que perderam e muito, foram Josias Barros e seus familiares. Que insatisfeitos com a administração de Edson Carvalho, tinham cargos de confiança, demoraram a tomar uma posição na eleição, mas quando tomaram, contribuíram e muito com a campanha de Carleusa Santos.

          Sai igualmente fragilizado, Valdinar Lima que também mudou de lado e tomou uma decisão firme, trabalhando incansavelmente e contribuindo substancialmente com a campanha das oposições. Se a sua candidata tivesse sido eleita, teria grandes chances de figurar numa chapa majoritária competitiva num futuro próximo.

          Pela situação, os grandes perdedores foram os vereadores Zé Albino e Agnaldo que não conseguiram reeleger-se. As dificuldades encontradas pelo grupo que ocupa atualmente o poder municipal durante a atual legislatura foram fundamentais para as derrotas de ambos. A falta de articulação dos atuais vereadores deixou os administradores e os eleitores irritados, pois foram inúmeras matérias que foram apreciadas contra os interesses do prefeito Edson Carvalho. E o que se observava é que havia um sentimento de renovação.

          Vitoriosos

          O grande vitorioso desta eleição foi sem dúvida o prefeito Édson Carvalho, que venceu as eleições majoritárias e elegeu uma bancada de vereadores da sua inteira confiança. Elegeu Rosa Neuma, sua sobrinha e ex-secretária de educação na atual administração; Siriá Raimundo, funcionário das suas empresas e seu particular amigo; Carlos Garlene, mesmo nos momentos que assumiu interinamente a cadeira no legislativo, soube se conduzir, alertando os mais antigos para detalhes de matérias que ora estavam sendo apreciadas; Lindomar Rocha, homem simples e que se elegeu com o apoio e estrutura financeira de J. J. Lima, que nada mais é que o grande  eleitor da situação; Maurição do Feijão, filho de tradicional família ligada ao atual grupo que compõe a situação, fez um grande trabalho, embora não tenha colhido os números que sonhou. Teve um desempenho formidável, dada a sua inexperiência política.

          Outro vitorioso é o Dr. Luís José de Barros. Eleito vice-prefeito, forma pela segunda vez seguida a dobradinha dos Quaresmas no poder com Édson Carvalho e vão comandar os destinos de Francisco Santos por mais quatro anos.

          As oposições também têm seus vencedores. Os vereadores Mardone e José Artur foram outros grandes vitoriosos. O primeiro por ter conseguido a maior votação e chegado em primeiro lugar nesta eleição, o segundo por ter tido uma boa votação, apesar das enormes dificuldades que encontrou na campanha.



          Para inserir um comentário, vá abaixo na palavra "comentários" e deixe sua opinião.