quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Quem com ferro fere...

    
              No ultimo post relacionado com a politica local "O Poder em Jogo" , analisamos a importância e as consequencias da adesão de Valdinar Lima as fileiras da oposição. Hoje, por uma questão de justiça e para mantermos a equidade no conteúdo do blog, trataremos de um fato semelhante que vem acontecendo, apenas os personagens estão tomando posições diversas, se antes, era da situação para a oposição, hoje o movimento se inverteu.
              Quem vive em Francisco Santos sabe da importância que Sandoval representou para Tata na politica local, pela defesa intransigente de seu líder politico, colocando-se em muitos momentos da vida em posição contrária a sua familia. Hoje ele toma uma posição que fere frontalmente os interesses politicos de Tatá, pelo menos e a avaliação que fazemos deste fato. Os reais motivos, somente com o decorrer do tempo, teremos esclarecidos. O que é certo neste momento, Sandoval alia-se a situação e deixa as oposições com uma enorme interrogação.
              Bem sucedido no ramo empresarial, carismático, bem relacionado e com um grande espírito de liderança, seguiu sempre com um rigor canino todas as orientações políticas de Tata, seja defendendo as postulações de candidaturas do próprio, como também sempre defendeu as candidaturas majoritárias e proporcionais por ele apoiadas. Sendo inclusive, um dos maiores financiadores das ultimas campanhas eleitorais, talvez o seu maior financiador na ultima eleição.
              Na verdade o tema da postagem não seria Tata, mas para abordarmos este assunto precisamos inseri-lo, devido a ligação umbilical que Sandoval sempre teve com o mesmo. Também porque acreditamos que se há rompimento de uma relação, só poderia ser com Tatá, pois ninguém corta relações com quem nunca as teve.
              Todos sabemos quais as razoes em tese de quem toma decisões de sair de determinado grupo politico, a principal delas, a insatisfação. E ele vinha manifestando publicamente a sua insatisfação com o seu então líder politico, pois com a derrota nas eleições de 2008, Tatá mudou-se para Teresina e se ausentou da comunidade, dando pouca satisfação aos seus eleitores e muito menos atenção ainda aqueles que se propuseram a colaborar com a sua campanha. 
              São acontecimentos que a história não desmentirá jamais, pois é fato, Sandoval contribuiu e muito com todas as conquistas politicas de Tatá, sempre defendendo os seus pontos de vistas. Numa relação alicerçada na amizade pessoal e nos laços de parentesco. 
               O deterioramento das relações tem outras causas e um fator preponderante foi a sua aproximação com Edson e Luís José, onde todos os seus cabos eleitorais se mobilizaram, incentivados pelo mesmo para viabilizar uma aliança, que não deu certo. Mas teve como efeito essa aproximação do seu eleitorado com as lideranças da situação, que neste momento vem conseguindo aliar-se a muitos deles, com uma frequência muito grande. Vide os casos de Luis Eduardo, Manoel Tenório, o ex-vereador Dodô e outros.
              O impacto inicial da adesão de Sandoval desestabiliza momentaneamente a campanha da oposição, pelas ligações de parentesco que tem com Tatá e com Carleusa, também pelo prejuízo que poderá causar num futuro próximo. Pois todos que tomaram estas posições, sofreram criticas duras, muitas vezes injustas, e estas criticas sempre se voltaram contra os críticos, pois os candidatos majoritários no afã de minimizar os prejuízos causadas terminam sendo penalizados pelos seus próprios argumentos.
              Qualquer semelhança com o caso Valdinar Lima, não terá sido mera coincidência. É a velha história se repetindo.

  
Para inserir um comentário, vá abaixo na palavra "comentários", e deixe sua opinião.