segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Eleições 2012 - Francisco Santos


          As eleições de 2012 em Francisco Santos reservaram surpresas para alguns candidatos de famílias tradicionais. A ex-prefeita Carleusa Santos, neta e herdeira do grande líder político Licínio Pereira e prefeita em cinco oportunidades, foi derrotada pelo atual prefeito e candidato a reeleição Édson Carvalho pela contagem de 226 votos de maioria. O prefeito reeleito Edson Carvalho obteve 3.179 votos, equivalente a 51,84% dos votos válidos, já a ex-prefeita Carleusa Santos atingiu 2.953 sufrágios, que equivale a 48,16%. De um eleitorado de 6.720 eleitores inscritos, 294 eleitores(4,38%) abstiveram-se de votar, 36 destes eleitores votaram em branco(0,56%), 258 votos foram anulados(4,01%). Portanto, houve um comparecimento de 6.423 eleitores e destes 6.132(95,42%) foram considerados validos.
          Nas eleições proporcionais, duas netas de Elizeu Pereira, histórico líder político da cidade foram derrotadas: Edite Santos, ex-vereadora não conseguiu eleger-se, ficando na primeira suplência da coligação oposicionista com 392 votos. Tendo sido superada pelos vereadores eleitos Wilson Santos(PSB) obteve 399 votos, Alex Santos(PSD), conseguiu 439 sufrágios, José Artur(PMDB) obteve 458 e Mardone(PMDB) atingiu 498 votos. Outra que não conseguiu êxito foi a candidata Maguineide Santos, também neta de Elizeu Pereira que ficou na 5ª suplencia com 96 votos. 
          Um candidato que sofreu grande revés foi o vereador Nego de Zé Joaquim, tendo sido eleito pelo PTB do atual prefeito Edson Carvalho, aderiu as oposições e não conseguiu reeleger-se pelo PSD, obtendo apenas 334 votos e ficando na segunda suplência. Outros vereadores que tiveram desempenhos pifios e não conseguiram reeleger-se, foram Agnaldo(PT) que obteve apenas 227 votos e Zé Albino(PPS) que obteve 264 sufrágios e ficou longe de reeleger-se.
          O prefeito reeleito Edson Carvalho, venceu nas urnas do Povoado Boa Viagem com 143 votos; na sede do município, que compreende o Centro, os Bairros Trizidela, Hospital, Cohab, Portelinha e Alto do Cecílio também venceu com 24 votos de maioria. A localidade Caldeirão também lhe deu uma maioria de 92 votos. Perdendo apenas na urna do Povoado Diogo com 33 votos de maioria para a ex-prefeita Carleusa Santos.
          Foram eleitos representantes do Povoado Boa Viagem e da comunidade Caldeirão. Carlos Garlene, filiado ao PTB e representante das comunidades adjacentes a BR 020 foi eleito com 433 votos e Siriá(PPS),oriundo da localidade Palmeiras e representando o Povoado Boa Viagem foi eleito com 336 votos. 
          Dos atuais detentores de mandato na Câmara Municipal, conseguiram reeleger-se apenas Alex e Wilson Santos, portanto, uma renovação de mais de 70%. Não conseguiram reeleger-se, os vereadores Zé Albino, Agnaldo e Nego de Zé Joaquim. Deixaram de concorrer ao mandato por razões várias, desde falta de apoio político até impedimentos legais, os seguintes vereadores: Everaldo, Cornélio, Chicão e Cleânia. Portanto, a Câmara Municipal de Francisco Santos hoje compoe-se dos seguintes vereadores: Mardone, José Artur, Mauricio, Rosa Neuma, Garlene, Siriá, Lindomar e os já citados, Alex e Wilson Santos. 
          Corrigindo: A Câmara Municipal de Francisco Santos a partir de Janeiro de 2013, será composta pelos vereadores acima citados. Um leitor atento fez esta correção e nós agradecemos.
       

Para inserir um comentário, vá abaixo na palavra "comentários" e deixe sua opinião.