segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Eleições 2012 - Francisco Santos


          As eleições de 2012 em Francisco Santos reservaram surpresas para alguns candidatos de famílias tradicionais. A ex-prefeita Carleusa Santos, neta e herdeira do grande líder político Licínio Pereira e prefeita em cinco oportunidades, foi derrotada pelo atual prefeito e candidato a reeleição Édson Carvalho pela contagem de 226 votos de maioria. O prefeito reeleito Edson Carvalho obteve 3.179 votos, equivalente a 51,84% dos votos válidos, já a ex-prefeita Carleusa Santos atingiu 2.953 sufrágios, que equivale a 48,16%. De um eleitorado de 6.720 eleitores inscritos, 294 eleitores(4,38%) abstiveram-se de votar, 36 destes eleitores votaram em branco(0,56%), 258 votos foram anulados(4,01%). Portanto, houve um comparecimento de 6.423 eleitores e destes 6.132(95,42%) foram considerados validos.
          Nas eleições proporcionais, duas netas de Elizeu Pereira, histórico líder político da cidade foram derrotadas: Edite Santos, ex-vereadora não conseguiu eleger-se, ficando na primeira suplência da coligação oposicionista com 392 votos. Tendo sido superada pelos vereadores eleitos Wilson Santos(PSB) obteve 399 votos, Alex Santos(PSD), conseguiu 439 sufrágios, José Artur(PMDB) obteve 458 e Mardone(PMDB) atingiu 498 votos. Outra que não conseguiu êxito foi a candidata Maguineide Santos, também neta de Elizeu Pereira que ficou na 5ª suplencia com 96 votos. 
          Um candidato que sofreu grande revés foi o vereador Nego de Zé Joaquim, tendo sido eleito pelo PTB do atual prefeito Edson Carvalho, aderiu as oposições e não conseguiu reeleger-se pelo PSD, obtendo apenas 334 votos e ficando na segunda suplência. Outros vereadores que tiveram desempenhos pifios e não conseguiram reeleger-se, foram Agnaldo(PT) que obteve apenas 227 votos e Zé Albino(PPS) que obteve 264 sufrágios e ficou longe de reeleger-se.
          O prefeito reeleito Edson Carvalho, venceu nas urnas do Povoado Boa Viagem com 143 votos; na sede do município, que compreende o Centro, os Bairros Trizidela, Hospital, Cohab, Portelinha e Alto do Cecílio também venceu com 24 votos de maioria. A localidade Caldeirão também lhe deu uma maioria de 92 votos. Perdendo apenas na urna do Povoado Diogo com 33 votos de maioria para a ex-prefeita Carleusa Santos.
          Foram eleitos representantes do Povoado Boa Viagem e da comunidade Caldeirão. Carlos Garlene, filiado ao PTB e representante das comunidades adjacentes a BR 020 foi eleito com 433 votos e Siriá(PPS),oriundo da localidade Palmeiras e representando o Povoado Boa Viagem foi eleito com 336 votos. 
          Dos atuais detentores de mandato na Câmara Municipal, conseguiram reeleger-se apenas Alex e Wilson Santos, portanto, uma renovação de mais de 70%. Não conseguiram reeleger-se, os vereadores Zé Albino, Agnaldo e Nego de Zé Joaquim. Deixaram de concorrer ao mandato por razões várias, desde falta de apoio político até impedimentos legais, os seguintes vereadores: Everaldo, Cornélio, Chicão e Cleânia. Portanto, a Câmara Municipal de Francisco Santos hoje compoe-se dos seguintes vereadores: Mardone, José Artur, Mauricio, Rosa Neuma, Garlene, Siriá, Lindomar e os já citados, Alex e Wilson Santos. 
          Corrigindo: A Câmara Municipal de Francisco Santos a partir de Janeiro de 2013, será composta pelos vereadores acima citados. Um leitor atento fez esta correção e nós agradecemos.
       

Para inserir um comentário, vá abaixo na palavra "comentários" e deixe sua opinião.
 

18 comentários:

  1. Gostei da matéria, bem explicada. Só corrigindo um erro no final: A Câmara Municipal terá os novos componentes somente a partir de 2013 e não hoje.

    ResponderExcluir
  2. e lembrando que se refere a sufrágio. Sufrágio é morte eles só perderam mas isso não os impede de ainda lutarem pelo povo. e lembrando maguineide foi e é o maior fiasco da historia. kkkkkk paula sousa da coab.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desde quando o sinonimo de sufragio é morte, lhe darei um dicionario de presente

      Excluir
  3. Gostei da matéria, só faltou você dizer que Frank Bruno foi um guerreiro, ficou na 1ª suplência da coligação vitoriosa com 282 votos, perdeu a vaga por 23 votos.

    ResponderExcluir
  4. Lutar pelo povo? Minha querida, foi o povo que lutou CONTRA a EX-prefeitinha! As urnas deram a resposta. O maior fiasco sem dúvida alguma se chama Carleusa, a que nunca perdia eleição, em seguida foram Edite e o Nego. Ah, Tatá novamente perdendo, ts ts ts....ô coitado!

    ResponderExcluir
  5. Enquete do dia:
    Que emprego você dará ao TATÁ para os próximos 4 anos:
    1-Técnico do Vasco da Gama; (vice denovo)
    2-Co-piloto do Rubinho Barrichello; (sempre atrás do amarelão)
    3-Jóquei de cavalo paraguaio. (tem uma boa arrancada, mas é facilmente superado)
    4-Estagiário do Mão Santa. (não ganha eleição nem p/ síndico de prédio)

    ResponderExcluir
  6. Fiasco mesmo é vê chico santos entregue a um bando de vermes e sanguessugas. mais já diz o ditado:"cada povo tem o politico que merece"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vermes e sanguessugas já foram extirpados ha 4 anos a cidade e seus administradores estão vacinados contra esta praga...

      Excluir
  7. Chico Santo não merecia mesmo: O Disprezo que estes nariz impinado tratava os pobre chamando de morto de fome, fazeno a politica de dar esmola e se vangloriando, a arrogancia e a incompetencia de tatá(assim minúsculo mesmo), a prepotencia e a corrupção desenfreada.

    ResponderExcluir
  8. Tempos atrás, a EX-prefeitinha não tinha ninguém capaz de lhe derrotar nas eleições, a oposição era fraca e desarticulada, ela não tinha inimigos a altura, tudo era perfeito no mundo da EX-prefeitinha. Os Moleques de Benjamim, sempre foram seus "puxa-sacos". Salvaram-na até mesmo de uma perda de cassação dela numa votação na Câmara Municipal na época em que Zé de Quinco/Renê foram prefeitos, também ajudaram a elege-la na chapa Carleusa/Deuseni, derrotando Renê. O reinado da EX-prefeitinha voltava as suas mãos após 4 anos fora dele, estava tudo uma maravilha. Mas então a EX-prefeitinha foi inventar de "criar" um inimigo onde não tinha e achou que Deuseni estava atrapalhando seus planos de reinado eterno. Rompeu o acordo de "cavalheiros" firmado com o então vice Deuseni, expulsou este da Prefeitura num dos episódios mais arrogantes protagonizados pela EX-prefeitinha. A partir dali, a EX-prefeitinha não sabia, mas acabava de cometer o seu maior erro político. Mesmo vencendo as eleições contra o próprio Deuseni, a EX-Prefeitinha se sentiu tão poderosa que não se preocupou em consolidar alianças, a construir bases de apoio e ficou cada vez mais arrogante e prepotente, vivendo num mundinho perfeito, cercada somente se de seus aliados mais próximos, formou a famosa "panelinha de rasga-sacos". O tempo foi passando, a oposição foi se articulando e se consolidando. Carleusa preferiu jogar piadinhas pela rua a ter de se precaver. Edson, então colocado por Deuseni, deu a maior surra na história das eleições da cidade, contra o "Tatatatá Derrotado" e agora, olha que ironia do destino, a Ex-prefeitinha, que um dia humilhou Deuseni, acaba de ser DERROTADA, EXPULSA, BANIDA, DESCARTADA, HUMILHADA pelo povo nas eleições, nas urnas, pelas vias DEMOCRÁTICAS. O povo preferiu os moleques de Benjamim às arrogantes de Isac. É A SUA PRIMEIRA E MAIS HUMILHANTE DERROTA EX-prefeitinha, considero essa, acima de tudo, uma DERROTA MORAL. É EX-prefeitinha, como diz o ditado popular, "a vingança é um prato que se come frio"!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por essas palavras pode-se vê que xico santos realmente está em mãos boas. dódopovo com politicos que nem esses.

      Excluir
    2. Anônimo do comentário de 10 de outubro de 2012 16:09, deixe de ser um falso moralista! Nçao venha com essa conversa fiada de "dó do povo" não...seja crítico mas seja autêntico. No lugar de qualquer um deles você faria igual ou pior. Assim é a política, um perde, outro ganha.

      Excluir
    3. engano seu, meu(minha) caro(a). na politica quem deve ganhar sempre é o povo. e quem te falou que votei no 15? essas palavras aí de cima fez eu perceber que o 14, parece que entrou na politica por uma vingança e não para melhorar a cidade. se liga!!!!!boa sorte para vcs que estão na cidade. moro bem longe. só keria vê a cidade crescer uniforme, mas tem uns e outros que não acordam nunca, nunca.

      Excluir
  9. Não a politica não é assim. Na politca quem é pra ganhar é o povo ou seja todas as pessoas que mora na cidade mas o seu pesamento é igual sim aos demais voces só pensam em vocese agora esse povinho da coab esse do km87 esses filhos de reinaldo entre outros mais VÃO PASSAR FOME. E AGORA JÁ ERA CARLEUSA DISSE ADEUS QUE MORRA TODOS DE FOME PORQUE A SECA TA AI A FOME VEM LOGO AI QUE DEUS NOS LIVRE DE DOENÇAS MAS COMO VC DISSE UM GANHA E OUTRO PERDER E COME CAVIAR E OUTRO PASSAR FOME E VC AINDA FALA EM MORALISMO. PARABÉNS PORQUE EU VOTEI EI EDSON E QUERO QUE O RESTO SE FODA MUITOS PESNSAM ASSIM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta hipocrisia!!!

      Excluir
    2. Votu em Edson??!! Até parece.

      Excluir