terça-feira, 18 de outubro de 2011

Opinião/Corrupção - Blog do Gabeira

Introdução aos escandalos politicos no Brasil

Quando estoura um escândalo no Brasil, os acusados, de um modo geral, negam e tentam resistir no seu cargo. Alguns resistem. Sarney e Renan Calheiros são um exemplo da resistência bem sucedida.
Mas há uma diferença na capacidade de resistência e ela é determinada pelo contexto eleitoral. Sarney e Calheiros se elegem de qualquer maneira. Muitos de seus eleitores ignoram as acusações contra eles, outros são simplesmente agradecidos por seus favores.

O caso de um escândalo no PC do B é diferente. Em tese, remanescentes do stalinismo são capazes de negar qualquer fato ou de atribuir um duplo sentido às palavras mais transparentes.
Acontece que o PC do B tem uma base de eleitores urbanos. Há estudantes que votam no partido. No Rio, alguns intelectuais têm se revelado fieis eleitores e, em Porto Alegre, a deputado Manuela Dávila é favorita nas eleições de 2012.
Tudo isso significa que o PC do B não pode usar a mesma tática de Sarney e Calheiros. Seria menos eficaz .
Mas, por outro lado, o PC do B tem se mostrado um aliado de confiança. Vota com o governo, esvazia investigações contra aliados e, segundo as denúncias, até dinheiro para a campanha presidencial teria destinado.
O alvo principal das investigações não deveria ser apenas a participação de Orlando Silva, mas o próprio programa Segundo Tempo.
Os principais jornais e revistas já denunciaram algumas vezes o aparelhamento do programa. Pelo menos, Veja e Estado de São Paulo, Correio Brasiliense, já mencionaram as ONGs amigas do PC do B  atuando no Segundo  Tempo.
Colunistas esportivos dos maiores jornais, dizem agora que sempre desconfiaram do que se passava no Ministério dos Esportes.
As denúncias vêm se arrastando e agora ganham nova dimensão. Sou bastante experimentado para não ter muitas ilusões. Em 2008, kits de merendas do Segundo Tempo foram usados pelo PMDB do Rio na conquista de votos. Foram apreendidos dentro do diretório do partido, quando preparava o trabalho de boca de urnas.
O processo morreu no TRE, assim como as notícias sobre o tema desapareceram no segundo dia. Nem todo escândalo no Brasil pega. Teoricamente, é possível roubar merenda de criança pobre ao longo de todo o século.
As chances do escândalo ser levado a sério, dependem ,em primeiro lugar, de uma denúncia no interior da quadrilha que opera o desvio. Mas dependem também da pressão das  outras quadrilhas que se sentem alijadas e querem parte do botim.
A agenda da política brasileira, com todas as suas deformações, se desloca, no momento, para a Copa do Mundo. Quem sabe, através do governo do esporte, grande parte da população acabe entendendo a lógica do governo em geral?


Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.