sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Vencedores e vencidos

          Os grandes derrotados

          A eleição municipal em Francisco Santos chamuscou muitas lideranças políticas. Candidatando-se pelas oposições, mas com um histórico de ter governado o município por cinco mandatos, a ex-prefeita Carleusa Santos é a grande derrotada destas eleições. Fez um alto investimento, trabalhou diuturnamente durante um ano e o resultado final não lhe foi satisfatório.

          O candidato a vice-prefeito pela coligação oposicionista José Manoel dos Santos (Tatá), foi outro que saiu desta campanha muito menor do que entrou. Principalmente pela dificuldade que encontrou para eleger o seu candidato a vereador, mesmo usando de toda a estrutura da campanha majoritária e indispondo-se com os demais vereadores.

          O vereador Nego de Zé Joaquim certamente não levará boas lembranças desta campanha. Eleito pelo PTB firmou uma espécie de pacto com o grupo do ex-prefeito Rene Santos e aderiu às oposições. Amargou uma derrota e ficou na segunda suplência da coligação oposicionista.

          O grupo de Dr. Rene Santos, do qual faz parte o vereador e candidato reeleito Alex Santos, proporcionalmente é um dos que muito perdem com estas eleições, pois trabalharam com uma expectativa de elegerem a prefeita Carleusa e atingirem a maior votação com o vereador Alex. Perderam muitos cargos na administração e vão tentar continuar fazendo oposição num grupo aparentemente desarticulado.

          A ex-vereadora Edite Santos do PMDB, teve seu cacife reduzido, ao não conseguir eleger-se, ficando na primeira suplência das oposições e com pequenas possibilidades de vir a assumir uma cadeira no poder legislativo municipal. A sua derrota, leva também para o ralo toda uma tradição da sua família de sempre eleger seus representantes com votações expressivas, passando de seu pai, Zé Moraes, por Mundico, seu primo, ela própria, e seu irmão Everaldo.

          Saindo da seara dos candidatos, outros que perderam e muito, foram Josias Barros e seus familiares. Que insatisfeitos com a administração de Edson Carvalho, tinham cargos de confiança, demoraram a tomar uma posição na eleição, mas quando tomaram, contribuíram e muito com a campanha de Carleusa Santos.

          Sai igualmente fragilizado, Valdinar Lima que também mudou de lado e tomou uma decisão firme, trabalhando incansavelmente e contribuindo substancialmente com a campanha das oposições. Se a sua candidata tivesse sido eleita, teria grandes chances de figurar numa chapa majoritária competitiva num futuro próximo.

          Pela situação, os grandes perdedores foram os vereadores Zé Albino e Agnaldo que não conseguiram reeleger-se. As dificuldades encontradas pelo grupo que ocupa atualmente o poder municipal durante a atual legislatura foram fundamentais para as derrotas de ambos. A falta de articulação dos atuais vereadores deixou os administradores e os eleitores irritados, pois foram inúmeras matérias que foram apreciadas contra os interesses do prefeito Edson Carvalho. E o que se observava é que havia um sentimento de renovação.

          Vitoriosos

          O grande vitorioso desta eleição foi sem dúvida o prefeito Édson Carvalho, que venceu as eleições majoritárias e elegeu uma bancada de vereadores da sua inteira confiança. Elegeu Rosa Neuma, sua sobrinha e ex-secretária de educação na atual administração; Siriá Raimundo, funcionário das suas empresas e seu particular amigo; Carlos Garlene, mesmo nos momentos que assumiu interinamente a cadeira no legislativo, soube se conduzir, alertando os mais antigos para detalhes de matérias que ora estavam sendo apreciadas; Lindomar Rocha, homem simples e que se elegeu com o apoio e estrutura financeira de J. J. Lima, que nada mais é que o grande  eleitor da situação; Maurição do Feijão, filho de tradicional família ligada ao atual grupo que compõe a situação, fez um grande trabalho, embora não tenha colhido os números que sonhou. Teve um desempenho formidável, dada a sua inexperiência política.

          Outro vitorioso é o Dr. Luís José de Barros. Eleito vice-prefeito, forma pela segunda vez seguida a dobradinha dos Quaresmas no poder com Édson Carvalho e vão comandar os destinos de Francisco Santos por mais quatro anos.

          As oposições também têm seus vencedores. Os vereadores Mardone e José Artur foram outros grandes vitoriosos. O primeiro por ter conseguido a maior votação e chegado em primeiro lugar nesta eleição, o segundo por ter tido uma boa votação, apesar das enormes dificuldades que encontrou na campanha.



          Para inserir um comentário, vá abaixo na palavra "comentários" e deixe sua opinião.
 

61 comentários:

  1. povo trata politica em xico santos como se fosse algo individual, do candidato. fulano saiu ganahndo, cicrano saiu perdendo. onde na verdade deveria questionar o que a cidaade ganhou ou vai ganahr com cada um dos eleitos!!! xico santos anda na contramão dos avanços politicos!!!

    ResponderExcluir
  2. anônimo patético cale-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrsrsrsr. sai daê, fuleiro véi. faça o povo calar-se com algumentos. tu deve ser mais um bocó, que deve ter vendido o voto por um poço, 3 mil ou algo do tipo.
      anonimo 13 de outubro de 2012 14:24

      Excluir
    2. Muito pelo contrário, meu voto não tem preço. Já você deve ter feito isso com seus "algumentos" e sua inteligência fenomenal, alfabetização já coitado.

      Excluir
    3. agora rachei de rir, vem me falar em inteligencia fenomenal. garanto que vc e tua raça inteira não tem metade de minha inteligencia. e não me venha com diplomas comprados naum!!! hauhauahau. o jumento nasce jumento e morre jumento, naum adianta um pedaço de papel naum! hauhauaa

      Excluir
    4. Tenho que saber quem é você porque uma inteligência dessas não pode passar desapercebida,esse blog anda muito mal frequentado, você me faz até rir. Conheço as pessoas pelos comentários você no máximo fez a quarta série, acertei?!

      Excluir
    5. acertou!!!! 4ª serie que nem mais existe.heheheheheh

      Excluir
    6. Pois é gata kkkk

      Excluir
    7. Nossa que ironia kkkkkk cultura inútil.

      Excluir
    8. na boa véi, pede licença pra cagar e sai!!! hauhauahuauhau

      Excluir
    9. Logo vejo a quantidade de argumentos que você possui, inteligência de uma família inteira kkk. Partiu para baixaria eu me retiro mesmo.

      Excluir
    10. saia não!!! volte. vamos argumentar!!!!hauhauahaua

      Excluir
  3. Gostaria de contribuir com esta discussão lembrando que o partido dos trabalhadores(PT) saiu perdendo neste pleito, pois não conseguiu eleger um vereador. Ocorre que não houve entendimento entre os seus candidatos(Joaquim Brás, Agnaldo e Luís José) pra que se concretizasse a conquista de uma cadeira na câmara, sendo que estes 02 últimos parecem não ligar muito para o partido e mais para os seus próprios interesses(...). Concordam!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não sabe da realidade, melhor não expor posicionamento sem fundamentação!

      Excluir
  4. Bloguinho tendencioso esse viu... Um pouco de imparcialidade é o mínimo que se pode exigir de um blog que é visto por tantas pessoas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No dia 03 de setembro completamos um ano de existencia. Sempre procuramos manter a imparcialidade na hora das postagens, portanto, nunca imaginamos que seríamos acusados de parcial. Peço ao amigo leitor que aponte onde estamos sendo injustos com quem quer que seja.
      Estamos inteiramente aberto as críticas, desde que sejam fundamentadas.

      Excluir
  5. Quero parabenizar o articulista político anônimo pela análise lúcida e pragmática do resultado das eleições em Francisco Santos-PI, notadamente, fazendo apenas uma ressalva ao acrescentar o Partido dos Trabalhadores-PT como perdedor, uma vez que não reelegera seu único vereador, não elegera seu líder mais autêntico que é Joaquim Bráz e, considerando ainda que o Dr. Luiz José não é petista coisa nenhuma, é apenas um aventureiro que está na política, exclusivamente por interesse pessoal, embalado no grande prestígio de Edson Carvalho.

    ResponderExcluir
  6. Fazendo uma ressalva, já que vemos as explicações para a vitória de cada um dos vereadores da coligação vitoriosa.Quero ressaltar a maior de todas as vitórias: O candidato FRANK BRUNO, apoiado apenas pela sua mãe e pelos amigos,conseguiu ficar na 1ª suplência.Não teve o reconhecimento merecido por parte dos empresários e dos chefes do partido. Ele (FRANK BRUNO) foi o pioneiro ao lado da sua mãe no sentido de fazer uma campanha limpa, honesta e sem qualquer cobrança ou imposição, assim como também, ele e o seu grupo, inclusive sua mãe, contribuíu muito mais do que todos os outros candidatos para a vitória do Prefeito Edson Carvalho. PARABÉNS FRANK BRUNO, ONÈSIA, JUREMA, CHUPEIRO e demais amigos de todas as localidades do municipio que o apoiaram. Não desanime FRANK os humildes vencenrão !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você anônimo em muita coisa do que você disse. Quanto aos chefes do partido, creio que estás falando de algumas lideranças politicas e não necessariamente dos candidatos. Quanto ao trabalho dos candidatos a vereadores é dificil dizer com precisão, pois nós nunca saberemos o tanto quanto foi feito por cada um deles. No mais, muito obrigada pelo comentário. Nunca fiz comentário anônimo. assinado ONÉSIA

      Excluir
  7. Num tar de facebuque tem uma montão de derrotado se esperneando, apelando mermo. premero foi aquele vareador, que vive sartando de gai em gai, que se dizia dono dos votos e da eleição, agora é o vice tatataderrotado. aceitem a derrota, admitam que perdero por incompetença,porque o povo rejeitou as proposta de voces.

    ResponderExcluir
  8. Nossa.. que postagem idiotaa! Creio que por mais que a coligação de Carleusa tenha perdido as eleicoes.. tanto ela e tatá trabalhaaram muito bem, foram bem votados, são grandes lideranças politicas no municipio, e vão ser sempre, já fizeram muito pelo municipio. No final só vence um.. como no caso edson, q tá de parabéns pela vitória.

    ResponderExcluir
  9. enquanto os políticos de xico santos pensarem que seus inimigos são seus adversários e não as mazelas da cidade,nossa terra vai continuar a ficar doente.

    ResponderExcluir
  10. Muito bem, nossos inimigos são aqueles que torcem sempre para que o pior aconteça, aqueles que invejam, que desejam o mal. Aqui tem muitas dessas pessoas. As verdadeiras mazelas da nossa terra são essas pessoas, gentinha, gentalha, vermes que não suportam o sucesso do outro, que se incomodam com o bem estar pessoal e social do outro mesmo que isso reflita nos seus entes queridos, se é que esses vermes têm mesmo entes queridos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tomara que esse anônimo 17 de outubro de 2012 16:39. JAMAIS, entre na vida política!!!!!!!!. quanta aspereza!!!! sai-de-retro. heheheheheh

      Excluir
    2. Você tá enganado kkkkk, eu acho que essa pessoa do dia 17 as 16:39 falou mesmo a verdade aqui tem muita gente assim e quem é que sabe se você não é uma dessas pessoas. se for não vai nunca entrar na politica pois ninguém vota nesse tipo de gente.

      Excluir
  11. Você anonimo de 17 de outubro de 2012 19:35 deve ser uma dessas mazelas ainda bem que tá do lado derrotado, vai ficar só na inveja . Vade retro !!! hehehehehh.

    ResponderExcluir
  12. Tempos atrás, a EX-prefeitinha não tinha ninguém capaz de lhe derrotar nas eleições, a oposição era fraca e desarticulada, ela não tinha inimigos a altura, tudo era perfeito no mundo da EX-prefeitinha. Os Moleques de Benjamim, sempre foram seus "puxa-sacos". Salvaram-na até mesmo de uma perda de cassação dela numa votação na Câmara Municipal na época em que Zé de Quinco/Renê foram prefeitos, também ajudaram a elege-la na chapa Carleusa/Deuseni, derrotando Renê. O reinado da EX-prefeitinha voltava as suas mãos após 4 anos fora dele, estava tudo uma maravilha. Mas então a EX-prefeitinha foi inventar de "criar" um inimigo onde não tinha e achou que Deuseni estava atrapalhando seus planos de reinado eterno. Rompeu o acordo de "cavalheiros" firmado com o então vice Deuseni, expulsou este da Prefeitura num dos episódios mais arrogantes protagonizados pela EX-prefeitinha. A partir dali, a EX-prefeitinha não sabia, mas acabava de cometer o seu maior erro político. Mesmo vencendo as eleições contra o próprio Deuseni, a EX-Prefeitinha se sentiu tão poderosa que não se preocupou em consolidar alianças, a construir bases de apoio e ficou cada vez mais arrogante e prepotente, vivendo num mundinho perfeito, cercada somente se de seus aliados mais próximos, formou a famosa "panelinha de rasga-sacos". O tempo foi passando, a oposição foi se articulando e se consolidando. Carleusa preferiu jogar piadinhas pela rua a ter de se precaver. Edson, então colocado por Deuseni, deu a maior surra na história das eleições da cidade, contra o "Tatatatá Derrotado" e agora, olha que ironia do destino, a Ex-prefeitinha, que um dia humilhou Deuseni, acaba de ser DERROTADA, EXPULSA, BANIDA, DESCARTADA, HUMILHADA pelo povo nas eleições, nas urnas, pelas vias DEMOCRÁTICAS. O povo preferiu os moleques de Benjamim às arrogantes de Isac. É A SUA PRIMEIRA E MAIS HUMILHANTE DERROTA EX-prefeitinha, considero essa, acima de tudo, uma DERROTA MORAL. É EX-prefeitinha, como diz o ditado popular, "a vingança é um prato que se come frio"!!!

    ResponderExcluir
  13. Acho que nas eleições municipais de Francisco Santos aconteceram, concomitantemente, dois fenômenos político, qual sejam: O fim da era Carleusa e a consolidação da liderança de Edson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já que tamu no achismo. axo que nas eleições de xico santos houve apenas um fenomeno político. a politica entregue a um bando de pessoas com profissões duvidosas, inclusive os financiadores também de campanha.

      Excluir
  14. Prefeitinho de nada o tal do Edson!!

    ResponderExcluir
  15. Candidata ficha-suja.
    Foi melhor assim, derrotá-la nas urnas.

    ResponderExcluir
  16. e o mosquito que veio da bocaina com seu veneno,seu forasteiro construindo mansao as custas do povo de frn santos, e ainda tem gente que acha ele o maximo,e mas se prepare seu baygon esta comprado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim o mosquito e vc já é a propria dengue sua revoltada e o luis é o máximo sim

      Excluir
  17. coitada de onesia,esse foi o ano das perdas,perdeu a politica do seu filho,perdeu o emprego,perdeu a moto,sujou o nome e ficou sozinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sofra por isso. 1- o filho dela é 1º suplente, já vai assumir de vereador em 2013.
      2- o emprego, vá olhar o contra cheque dela
      3- a moto ela perdeu isso é verdade
      4- o nome tá sujo aonde?
      5- sozinha não,acompanhada com todos os vitóriosos do 14.

      Excluir
    2. Isso é que é saber responder!!!!! tirou 10. rsrsrs

      Excluir
  18. ah onesia eu quase esqueci do seu comentario ha tempos atras quando voce pegou o cargo em picos ,onde voce se intitulou assim

















































    eu sou onesia matuta da jurema vinda de monsenhor hipolito.esse foi ocomentario que voce fez quando pegou o emprego da nona.continue sendo de la pois o seu papel na nona nos envergonha.










    ResponderExcluir
  19. e ai onesia voce lembra desse comentario:sou onesia maria dos anjos,matuta da jurema,vinda de monsenhor Hipolito;logo que você assumiu o cargo da nona;pode ficar sendo de lá pois voce envergonhou a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anonimo vou falar hoje o que eu esqueci de falar na hora que postei o outro comentario. você acha que onesia ia fazer um comentário desse e não ia nem saber o nome dela pois eu sei o nome dela e com certeza ela ia dizer assim: sou maria onesia dos anjos e não onesia maria dos anjos. vou dizer como disse o anonimo de 23:13 porque tanto rancor com ela? aposto como ela não fez nenhum mal a você.

      Excluir
  20. pois é Onésia quem sabe na próxma oportunidade,se houver voc~e cometa menos injustiça e menos...

    ResponderExcluir
  21. Quem sera a primeira dama pois até onde eu sei sao tantas candidatas que vai ser difícil de escolher;cuidado maridos do 14.

    ResponderExcluir
  22. anonimo porque tanto rancor com Onésia pelo que vejo ela é uma ótima pessoa.

    ResponderExcluir
  23. tá seu ingênuo aquilo só tem lábia;mas as máscaras caem você não convence mais ninguem dona Onésia.

    ResponderExcluir
  24. Edsom e sua cambada de traficante,sua hora tá chegando.A poderosa está no seu calcanhar e no traficante de teresina,bandido, se não fosse ela estava apodrecendo na cadeia.Isso que é PODER.

    ResponderExcluir
  25. Ganha um doce quem identificar quem muito contribuiu para as derrotas de Nego e Valdinar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. num sei não... mais diga, diga, por favor??? rsrsrs

      Excluir
    2. ajudou a derrotar o coitado do Zé Albino

      Excluir
  26. Vencer não é estar no poder,vencer é não se corromper e contribuir com a cambada do 14.E nisso Valdinar e Nego sairam ganhando,homens de coragem que deixaram pra tras toda essa corja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce tem muito senso de humor.

      Excluir
  27. E você anônimo do dia 2, é um otário.

    ResponderExcluir
  28. Deve ser um desses otário do 14.

    ResponderExcluir
  29. O 14 é composto de ralé,gente baixa sem cultura vive de ilusâo etentam a todo custo ser Carleusa,mas tá difícil,pois ela é única,exclusiva especial,ninguem nunca vai chegar aos pés dela,coitada dessas ralé que tentam imitá-la,se olhem no espelho.

    ResponderExcluir
  30. Carleusa não perdeu nada, quem perdeu foi o povo.

    ResponderExcluir
  31. Me engana que eu gosto.

    ResponderExcluir
  32. Quem enganou você foi o 14.

    ResponderExcluir
  33. Nos blog de chico santo só se viu xingamento e esculhambação da parte que se diz educada, aquela que num sabe perder. e como dizia tião eita bando de disisperado.

    ResponderExcluir
  34. O que se viu neste blog foi a indignação das pessoas ao saber que a politica foi perdida pelos votos de "forasteiros" e para "forasteiros". isso sim é causa de revolta!!!

    ResponderExcluir
  35. Indignação pela violencia que vitimou Lusivan e tantos outros filhos de Francisco Santos.
    Indignação pela banalização da morte.
    Ah! Não me venha falar de "forasteiros", pelo amor de Deus!
    Quantos dias Carleusa já residiu em Francisco Santos, mesmo tendo sido eternamente prefeita?

    ResponderExcluir
  36. Sou Veimar, fui candidato a vereador em Francisco Santos, não sei porque tanta revolta por uma política suja, sem honra, sem escrúpulos, comprada a dinheiro por ambos os lados, Quem ganhou e perdeu na verdade foram o povo que ficou a merce, da falta d´água em Boa Viagem, dos projetos que não foram para a Câmara dos vereadores, pois a maioria nem sabe o que é isso, etc... Mudem, mas mudem pra melhor, lembrem-se o dinheiro acaba mas os benefícios enaltece nossa cidade.

    ResponderExcluir